segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Potim volta a ter aumento em confirmações diárias do novo Coronavírus

     O número de casos confirmados diariamente do novo Coronavírus voltou a subir em Potim na análise da média móvel em um período de 14 dias (aumento de 13,04%). A cidade tinha uma queda média de 37,74% na última análise. 
      Mesmo com a alta, os dados emitidos pela Secretária de Saúde de Potim e analisados pelo Diário de Potim indicam que a cidade passa por um momento de possível estabilidade na propagação do novo Coronavírus, tendo-se em vista variações de até 15%, para mais ou para menos. O número de casos suspeitos também voltou  a subir (aumento de 15,68% em 14 dias), indicando uma tendência de alta.

   Os indicadores da média móvel permitem mostrar se o novo Coronavírus está aumentando, diminuindo ou estável.

       Para isso, adotam os seguintes critérios:

Média móvel: média de casos ou mortes dos últimos 7 dias
Variação: mudança da média móvel nos últimos 14 dias
Estabilidade: variações de até 15%, para mais ou para menos
MÉDIA MÓVEL: Para calcular a média móvel, basta somar o número de casos ou mortes do dia com o dos 6 dias anteriores.

     Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Por exemplo, a média móvel do dia 14 será comparada com a média móvel do dia 1º.
    Se este percentual for de até 15%, é considerado estável. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Se for mais de 15% negativos, está em queda.

    Trazemos também a análise da média móvel por bairros. Para uma melhor análise, os dados são expressos para um período de 14 dias e também para um período menor (7 dias). Para a análise de 7 dias é perceptível a melhora dos índices em alguns bairros, indicando possibilidade de estabilidade nas próximas semanas para o período médio de encubação do vírus (14 dias).
    Dados exagerados (acima de 100%) podem ser obtidos devido ao baixo número de infectados ou suspeitos. Por exemplo, em um bairro com apenas um caso confirmado ou suspeito, o acréscimo de mais 1 caso corresponderia a um aumento de 100%. Por isso, podem ser desconsiderados para uma análise mais superficial.
    São importantes as medidas de prevenção para que os possíveis casos reais entre os suspeitos não se propaguem e resultem em um novo surto no número de casos confirmados. Por isso, se puder fique em casa. Caso seja necessário sair, tome os devidos cuidados.





terça-feira, 21 de julho de 2020

Potim tem aumento de 300% nas confirmações do novo Coronavírus em um mês e 3 pacientes em UTI

     O número de casos do novo Coronavírus vem aumentando de forma cada vez mais acentuada na cidade de Potim. Nesta terça-feira, 21 de julho, o boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde aponta 88 casos confirmados do vírus na cidade, sendo que 3 deles estão internados na UTI.  Segundo o administrador da Santa Casa de Aparecida, Frei Bartolomeu Schultz, dos 20 leitos destinados a doença, 16 estão ocupados (80% de ocupação - principal destino dos pacientes com complicações da doença). Somente de ontem para hoje, são 7 novos casos confirmados e a cidade passa a ter 28 casos ativos.
     O número de confirmações e de casos suspeitos começou a subir com maior velocidade a partir do do começo deste mês, quando a cidade contabilizava apenas 33 casos. O maior aumento no número de casos entre boletins aconteceu ontem (20), onde 14 casos foram confirmados por exame. O número de casos é bastante preocupante e supera a última, ocorrida no dia 29/06, onde o município tinha 17 casos ativos. Estes registros representam um aumento de 300% na confirmação de casos somente nos últimos 30 dias.
     Segundo moradores o aumento no número de casos já era de se esperar, levando em conta o desacerto de medidas antecipadas e eficientes para conter a entrada e a disseminação do vírus na cidade. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças da União Europeia, o período de incubação do SARS-CoV-2 é entre 2 e 14 dias. Ou seja, este é o intervalo esperado entre a exposição de uma pessoa ao vírus e o início dos sintomas de COVID-19 (tosse e febre, nos casos mais comuns, e falta de ar nos mais graves, entre outros). Segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), é na segunda semana da infecção que existe o maior perigo de transmissão. A recomendação da CDC, porém, é que pessoas que tenham contraído o vírus limitem suas interações e fiquem em casa de quarentena por pelo menos 10 dias após a febre ter sumido completamente - período em que todos os sintomas de COVID-19 terão desaparecido completamente e a possibilidade de transmissão também.
     Entretanto, vale lembrar que nem todos irão desenvolver sintomas ao contrair a COVID-19, o que torna este controle muito mais difícil. Esta é uma das razões pelas quais o isolamento social, o controle efetivo de pessoas transitando na cidade e o mapeamento precoce dos contaminados é tão importante para conter a disseminação do coronavírus. Ainda é possível retomar o controle da disseminação do vírus, mas as medidas precisarão ser absolutamente mais rígidas em conjunto com a colaboração da população, fato não observado até o momento na cidade.




quarta-feira, 6 de maio de 2020

Potim registra segundo caso confirmado da COVID-19

    A Prefeitura de Potim confirmou o segundo caso do novo coronavírus na tarde desta quarta-feira (6). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que observa os casos.
    O primeiro caso registrado na cidade foi de um homem de 32 anos que é profissional de saúde e reside na cidade, mas contraiu a doença em seu local de trabalho, no estado do Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, os contaminados confirmados encontram-se em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela equipe de vigilância da saúde.
    A cidade tem também 8 casos suspeitos, sendo que 2 desses estão internados e aguardando resultados de exames de confirmação da doença.
    Além disso, as cidades vizinhas de Aparecida e Guaratinguetá têm, respectivamente, 2 e 10 casos confrimados da doença. Lorena confirmou hoje a primeira morte pelo novo Coronavírus. O Vale do Paraíba já ultrapassa 800 casos confirmados.

Nova Avenida sem vagas e sem nova rede de esgoto preocupa moradores e comerciantes em Potim

      A avenida Antônio de Oliveira Portes, conhecida também como "Rua do asfalto" para muitos, passa por obra de reestruturação que redimensionará as calçadas e trará uma nova pavimentação para a via.
    Entretanto, grande parte da Avenida tem uma infraestrutura subterrânea bem antiga, com tubulações que já não comportam mais a demanda do esgoto, ocasionada pelo crescimento populacional, além de não serem capazes de conduzir um alto volume de água de chuvas. Se a nova pavimentação for realizada sem as obras de redimensionamento da rede de esgoto e galerias pluviais, os resultados serão insatisfatórios e estarão jogando dinheiro público no lixo, alerta vereadores.
     Outro problema é a suposta falta de vagas para os diversos comércios da rua e para carga e descarga de mercadorias para seu reabastecimento. Segundo os comerciantes, sem vagas para os moradores estacionarem seus veículos, o comércio na avenida será fortemente prejudicado.



terça-feira, 28 de abril de 2020

Elevado número de pessoas transitando em Potim é preocupante

    Ontem (27/04), durante todo o dia em Potim foi registrado um elevado número de pessoas transitando pela cidade. Além disso, grande parte não utilizavam máscaras de proteção e, provavelmente, sem nenhum motivo de extrema necessidade para sair de casa.
    Ainda foi registrado crianças e adolescentes em aglomeração no "Raspadão", sendo que estes podem levar o vírus para pessoas do grupo de risco dentro de suas respectivas casas. Segundo o Ministério da Saúde, 94% das crianças com coronavírus têm sintomas leves (podem propagar o vírus sem ter qualquer sintoma).
   O coronavírus pode trazer problemas ainda mais sérios para o Brasil, inclusive para as cidades do interior, onde o vírus ainda não chegou.
    Considerando demanda por leitos, número de infectados e número de mortes em diversos cenários, fica claro que quedas no isolamento social no momento de maior inclinação da curva de contágio pode acarretar em colapso dos sistemas de saúde, inclusive na cidade de Potim e cidades vizinhas, que não contam com leitos e respiradores suficientes para atender uma alta demanda.
    Segundo a prefeitura, condições e movimentações em toda a cidade estão sendo analisadas diariamente, e se necessário, novas medidas mais rígidas podem ser adotadas em uma atualização do atual decreto expedido no dia 14 de abril de 2020.










sábado, 25 de abril de 2020

Potim tem 4 casos suspeitos da COVID-19

    No fechamento de casos durante a tarde de ontem (24/04), a Secretaria Municipal de Saúde de Potim notificou 4 casos suspeitos do novo Coronavírus na cidade. A situação vem sendo acompanhada rotineiramente para que um possível aumento de casos seja evitado na cidade.
    As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina já registram, 480 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Além disso, trinta e cinco mortes foram registradas pela doença em 11 cidades: Atibaia (2), Bragança Paulista (10), Caraguatatuba (3), Cruzeiro (1), Jacareí (4), Lavrinhas (1), Pindamonhangaba (1), São José dos Campos (6), São Sebastião (2), Santa Branca (1) e Taubaté (4).
    A prefeitura orienta a todos que tomem os cuidados necessários na prevenção ao COVID-19 e que principalmente permaneçam em suas residências para evitar contato com suspeitos, evitar aglomerações, e se precisar sair de casa, utilize máscaras.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Avenida Antônio de Oliveira Portes passa por obras de reestruturação

    A Prefeitura Municipal de Potim iniciou na manhã de hoje (23), as obras de reestruturação da Avenida Antônio de Oliveira Portes. As obras partem de um novo pacote de verba que vinha sendo aguardado pela prefeitura.
    O projeto na Avenida que agora faz parte do Caminho da Fé, redimensiona as calçadas da avenida, que se tornarão mais amplas para a passagem de fiéis que com destino a Aparecida. Além disso, a nova pavimentação será realizada com bloquetes, resolvendo definitivamente os problemas dos buracos na via.
    A Secretaria de Mobilidade Urbana solicita por meio de placas e mídias que motoristas não estacionem na via para que as obras sejam realizadas.




Fotos: Prefeitura Municipal de Potim

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Buscas por possível avião que caiu em Guaratinguetá são encerradas

    Na tarde de hoje (22/04), uma suposta queda de um avião de pequeno porte deixou moradores de Guaratinguetá e região bastante assustados. A operação de busca próximo ao rio Paraíba no bairro Pedregulho envolveu o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SAMU.
    Depois de um longo período de buscas por terra às margens do Rio Paraíba e aérea por todo o local pelo helicóptero Águia, as atividades de procura por acidente aéreo foram encerradas.
    Segundo a Aeronáutica, não houve indícios de  movimentação irregular na área e todas as aeronaves com plano de voo no local completaram normalmente o percurso e pouso.


quinta-feira, 16 de abril de 2020

Morador de Potim é internado em UTI suspeito do novo Coronavírus

    Na manhã de hoje (16/04), a Secretaria Municipal de Saúde de Potim foi notificada pela Vigilância Epidemiológica de Aparecida de um paciente, morador de Potim, suspeito do novo Coronavírus. O paciente deu entrada na noite de ontem e foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
    O paciente é do sexo masculino, tem 32 anos e mora no bairro Vila Olívia. Ele vem sendo acompanhado de forma vigorosa pelas Secretárias de Saúde das duas cidades e aguarda exames para confirmar o diagnóstico.
    Com isso, o município passa a registrar 1 caso suspeito de Coronavírus, 3 casos de síndrome gripal em monitoramento e 28 casos descartados.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Novo decreto obriga o uso de máscaras em Potim

    A prefeita Érica Soler assinou nesta terça-feira, 14 de abril de 2020, o decreto 1488/2020. O novo decreto regulamenta medidas para prevenção ao COVID-19.
    O novo decreto obriga o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e repartições públicas por clientes e proprietários, além das medidas de prevenção já descritas em outro decreto.
    O documento normatiza ainda o trabalho de alguns segmentos de comércio na cidade, desde que adotem as medidas cabíveis de prevenção ao coronavírus, como disponibilização de álcool em gel 70% na entrada do estabelecimento e um número máximo de clientes dentro do recinto.
    Até o dia 17 de abril as medidas impostas pelo novo decreto terão efeito de orientação, após esta data em caso de descumprimento a fiscalização Municipal poderá multar o estabelecimento.
    Em caso de descumprimento, a pessoa poderá responder judicialmente conforme Art. 267 do código penal brasileiro:

- Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos:

Pena - reclusão, de cinco a quinze anos.
Pena - reclusão, de dez a quinze anos. (Redação dada pela Lei nº 8.072, de 25.7.1990)

§ 1º - Se do fato resulta morte, a pena é aplicada em dobro.
§ 2º - No caso de culpa, a pena é de detenção, de um a dois anos, ou, se resulta morte, de dois a quatro anos.



sábado, 11 de abril de 2020

Perseguição a suspeitos de tráfico de drogas na Dutra acaba com morte de PM em Aparecida

    Ocorreu hoje um grave acidente na Rodovia Presidente Dutra em frente ao bairro São Roque em Aparecida. Um policial acabou morto. Segundo informações, o policial morreu após capotamento em perseguição a um carro (Onix branco). Outros policiais que estavam na viatura foram socorridos e estão hospitalizados em Lorena sem risco de morte.
     Segundo a polícia, viatura estava em perseguição a um carro que transportava drogas de São José dos Campos a Lorena. O trânsito ficou impedido nos 2 sentidos da rodovia.
    A operação de resgate envolveu helicóptero, policiais e vários carros do resgate.


quinta-feira, 2 de abril de 2020

Moradores criticam mudanças no sentido de algumas ruas em Potim

    A prefeitura de Potim realizou mudanças no sentido de algumas ruas no bairro Jardim Alvorada em Potim. Segundo informações, a mudança aconteceu depois que dados colhidos pela pasta estadual detectaram diversos registros de acidente neste ponto. A mudança viabilizou 303 mil reais do DETRAN para a implantação da alteração de todo sistema viário, e a restauração do pavimento.
    O trânsito na rua Antônio Felipe dos Santos passa a ser mão única em direção a Avenida Dr. Salvatore F. Selvaggio Gusmão, e a Av. Juvenal A. de Proença, mão única no sentido contrário.

Possível implantação de rotatória no local

    Muito moradores não apoiaram a mudança e ressaltaram que a medida foi infundada e pouco estudada. Analisamos as tomadas de decisão da Prefeitura e é perceptível de que nada adianta mudar o sentido das ruas, mantendo um cruzamento com alto número de veículos em trânsito. No local é incontestável a criação de uma rotatória para que as preferências sejam tomadas e respeitadas de maneira a evitar possíveis acidentes.
    Moradores ainda relataram uma série de decisões inapropriadas e inexperientes tomadas pela secretaria de trânsito da cidade, tais como: inserção de lombadas muito próximas, proibição de sentido em ruas largas e com pouca movimentação de veículos, falta de sinalizações eficientes e básicas de trânsito, demora para manutenção das vias, entre vários outros.

Potim zera casos suspeitos, mas cuidados devem continuar

    A prefeitura de Potim emitiu nota onde descarta todos os suspeitos do novo Coronavírus na cidade. A Secretaria de Saúde informou que os pacientes que deram entrada no pronto atendimento com sintomas do Covid-19 foram monitorados por vários dias para acompanhar a evolução do caso, para que finalmente fossem dados como descartados.

FONTE: PREFEITURAS

    É importante salientar  que as cidades do Vale do Paraíba e região bragantina têm registrado um aumento expressivo no número de casos confirmados do novo Coronavírus. Até às 12h00 desta quinta-feira (2°), 67 casos do novo coronavírus (Covid-19) foram confirmados. Quatro mortes registradas pela doença em Atibaia, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté.
    Deve-se lembrar que o vírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é o isolamento social e adotar medidas como: Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar e ir ao banheiro. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.
    Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Aparecida-SP fecha suas fronteiras

    O Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus de Aparecida discutiu novas medidas, a fim de bloquear a entrada do vírus na cidade. A reunião que foi baseada no decreto Estadual, que será publicado em Diário Oficial do Estado na segunda-feira (23), contou com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal.
    Em decisão recente do Tribunal de Justiça de São Paulo, as fronteiras passam a conter um controle de passagem de pessoas, onde somente trabalhadores dos serviços essenciais (mercados, lojas de conveniência instaladas em posto de combustível, agência bancária, lotérica e postos de combustíveis) e casos excepcionais poderão atravessar as fronteiras.
    Em nova reunião agora pela tarde, será discutido se a medida será mantida ou descartada provisoriamente.
    A medida contraria, a Medida Provisória 926/2020, assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro, que determina que qualquer restrição excepcional e temporária a locomoção interestadual e intermunicipal e entrada e saída do país, por rodovias, portos ou aeroportos, seja recomendada e fundamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


sábado, 14 de março de 2020

Santuário Nacional de Aparecida pode fechar para quarentena

  Atualização: Após publicação da notícia, o Santuário de Aparecida se pronunciou por nota que pode ser visualizada abaixo da notícia.

   Após o crescente número de casos suspeitos e confirmados no Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida, um dos mais movimentados centros religiosos do mundo, tem estudado a possibilidade de fechar sua visitação por um período indeterminado. Além disso, lojas e a feira livre também poderiam sofrer com o baixo número de visitantes, forçando aderimento a quarentena.
    A medida pode ser tomada após orientações do Ministério da Saúde e do governo do estado de São Paulo para combater o avanço do vírus, que ontem resultou na suspensão das aulas e de eventos com mais de 500 pessoas em todo o estado.
   Sem nenhuma confirmação oficial, a cidade de Aparecida já teve um público bem reduzido neste sábado (14/03), onde muitas pessoas que viriam para a Romaria do Terço das Mulheres desistiram em função do medo que tem tomado todo o país.
   Em Cachoeira Paulista (SP), a Canção Nova se pronunciou oficialmente ontem (13/03) e suspendeu a realização de todos os eventos previstos por tempo indeterminado.

Imagem A12 - editada


Com alto risco de propagação do Covid-19, Santuário de Aparecida mantém romaria com mais de 100 mil fiéis

    Com a transmissão do corona vírus acontecendo de modo sustentado, que já não depende mais de casos importados, Santuário de Aparecida mantém programação da Romaria do Terço das Mulheres. Algumas medidas de prevenção serão tomadas pela administração do evento, que pretende evitar contato para orações e alertar os devotos sobre a transmissão do vírus. Uma das principais formas de prevenção é evitar aglomerações. Além disso, medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar contato pessoal, reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, número de casos do coronavírus podem dobrar a cada três dias.
    Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Foto: A12.com

GRANDES EVENTOS

Eventos de massa podem ter sérias consequências para a saúde pública se não forem planejados e gerenciadas com cuidado. O Ministério da Saúde recomenda o cancelamento ou adiamento de grandes eventos, se houver tempo hábil. Se não for possível, recomenda-se que o evento seja realizado sem público. É recomendada a transmissão virtual do evento. Os planejadores de eventos precisam considerar o surto de COVID-19 em seu planejamento de eventos e estar cientes das medidas de controle para uma pandemia.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Potim tem 7 pré-candidatos a prefeito

Com as eleições 2020 mais próximas, o cenário político na cidade de Potim começa a tomar forma. Alguns políticos já anunciam o desejo de concorrer e outros até lançaram pré-candidaturas sem acertar os detalhes com os próprios partidos. Veja quem são os possíveis candidatos para comandar o poder executivo da cidade:
  • Ado
  • Carlos Zaga PSL
  • Érica Soler PL
  • Gesiel Faria
  • João Luis de Moura PSDB
  • João Marcelo
  • Tanaka

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Dois jovens estudantes da USP em Lorena perderam a vida no acidente de ontem em Aparecida

Dois jovens que perderam a vida no acidente na via Dutra na tarde de ontem (23), em Aparecida.

NOTA DE PESAR 😢

Com profunda tristeza, comunicamos o falecimento dos jovens alunos de Engenharia da EEL-USP, Patrícia Avelino (Engenharia de Produção) e Bruno Melniski (Engenharia Química). Patrícia era de Atibaia e Bruno, de Guarulhos. Ambos moravam em Lorena e voltavam do estágio (na fábrica Tenaris Confab, em Pindamonhangaba), por volta das 14h30, quando um caminhão invadiu a pista contrária e bateu no carro em que eles estavam, na altura do km 70, em Aparecida.

Aos familiares, amigos, professores e companheiros de trabalho e de EEL-USP, os nossos mais sinceros sentimentos de pesar. "Mesmo sabendo que a morte vem de Deus, não recebemos a notícia com alegria, porque ninguém recebe um adeus com felicidade. Mas podemos receber esse momento de separação com fé em Deus, entendendo e acreditando que um dia todos nós nos reencontraremos, numa vida maior e melhor". Que Deus conforte cada coração, neste momento duro de despedida...

2 jovens estudantes da USP em Lorena perderam a vida no acidente na Dutra em Aparecida ontem

Dois jovens que perderam a vida no acidente na via Dutra na tarde de ontem (23), em Aparecida.

NOTA DE PESAR 😢

Com profunda tristeza, comunicamos o falecimento dos jovens alunos de Engenharia da EEL-USP, Patrícia Avelino (Engenharia de Produção) e Bruno Melniski (Engenharia Química). Patrícia era de Atibaia e Bruno, de Guarulhos. Ambos moravam em Lorena e voltavam do estágio (na fábrica Tenaris Confab, em Pindamonhangaba), por volta das 14h30, quando um caminhão invadiu a pista contrária e bateu no carro em que eles estavam, na altura do km 70, em Aparecida.

Aos familiares, amigos, professores e companheiros de trabalho e de EEL-USP, os nossos mais sinceros sentimentos de pesar. "Mesmo sabendo que a morte vem de Deus, não recebemos a notícia com alegria, porque ninguém recebe um adeus com felicidade. Mas podemos receber esse momento de separação com fé em Deus, entendendo e acreditando que um dia todos nós nos reencontraremos, numa vida maior e melhor". Que Deus conforte cada coração, neste momento duro de despedida...


quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Caminhão quebra mureta, invade pista contrária e deixa ao menos um morto em Aparecida

      Por volta das 14:40 desta quinta-feira, um caminhão quebrou a mureta de proteção, invadiu a pista contrária na Dutra (km 70) e bateu de frente com um carro que vinha em sentido contrário. Os dois sentidos da Rodovia ficaram interditados. O acidente deixou um morto e dois feridos no trecho que fica em Aparecida. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras duas pessoas foram socorridas. Segundo informações, o homem ficou preso às ferragens do carro, não resistiu aos ferimento e acabou falecendo.
      Os feridos foram resgatados por uma equipe da Nova Dutra e levados para o hospital Frei Galvão em Guaratinguetá . Uma vítima encontra-se em estado grave e outra moderada.

Foto: PRF/Divulgação

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Criança sofre descarga elétrica em Potim

       Um menino de 9 anos sofreu uma descarga elétrica ao tentar retirar uma pipa da rede elétrica com uma barra de ferro em Potim. Segundo informações, Nícolas, estava internado, mas não resistiu as queimaduras e faleceu. De acordo com informações de testemunhas, o garoto estava brincando de soltar pipa junto à rede elétrica, quando resolveu retirar uma outra pipa que estava presa no fio elétrico, ocorrendo o acidente.
   Para evitar os riscos de acidente, a EDP Bandeirantes sempre realiza campanhas de conscientização, alertando que crianças, adolescente e adultos devem soltar pipas sempre em locais abertos, longe da rede elétrica. No período de férias escolares há um aumento considerável de acidentes desse tipo. Por isso é essencial que os pais sempre estejam de olho onde crianças praticam suas atividades. 
        Ainda conforme informações da EDP, a maioria dos acidentes ocorre quando a pipa fica presa à rede elétrica e as crianças e adolescentes tentam retirá-la com o uso de materiais condutores, como madeira ou mesmo artefatos de metais.

Imagem: Folha Patoense

domingo, 19 de janeiro de 2020

Situação de avenida em Potim é insustentável

      A população sofre com as péssimas condições de asfalto após uma obra realizada pela prefeitura a cerca de um mês em uma das principais avenidas de Potim, Adriano Galvão de Castro. As crateras no asfalto se intensificam com a temporada de chuvas e uma alta demanda de veículos.
     Moradores pedem para que sejam tomadas providências o mais rápido possível, tendo em vista que se trata de uma avenida que promove a saída de vários bairros da cidade para a cidade vizinha, Aparecida. Eles ainda pedem atenção para a grande quantidade de buracos dispersos por toda a cidade. 
     O trabalho realizado pela prefeitura não tem sido eficaz e o crescimento demasiado dos buracos tem sido maior que a capacidade da prefeitura realizar manutenções.




O Diário de Potim - 19/01/2020

Situação de avenida em Potim é insustentável

      A população sofre com as péssimas condições de asfalto após uma obra realizada pela prefeitura a cerca de um mês em uma das principais avenidas de Potim, Adriano Galvão de Castro. As crateras no asfalto se intensificam com a temporada de chuvas e uma alta demanda de veículos.
     Moradores pedem para que sejam tomadas providências o mais rápido possível, tendo em vista que se trata de uma avenida que promove a saída de vários bairros da cidade para a cidade vizinha, Aparecida. Eles ainda pedem atenção para a grande quantidade de buracos dispersos por toda a cidade. 
     O trabalho realizado pela prefeitura não tem sido eficaz e o crescimento demasiado dos buracos tem sido maior que a capacidade da prefeitura realizar manutenções.





O Diário de Potim - 19/01/2020

sábado, 18 de janeiro de 2020

Potim tem 1600 casos confirmados de dengue

     O número de casos confirmados de dengue deu um novo salto em Potim. Segundo o  Departamento de Saúde, no último dia 10, o número de pessoas confirmadas com o vírus através de exames saltou de 440 (meados de dezembro) para 1600. O número de pessoas procurando o posto de saúde ainda é alto e são registradas faltas de materiais pela alta demanda de pacientes. A Prefeitura realiza um mutirão com o auxílio do exército para tentar amenizar o caso.
        Além disso, o posto de saúde passou a disponibilizar atendimento médico 24 horas todos os dias.
Não há previsão para redução do número de casos registrados, mas a prefeitura alerta que todos os moradores devem fazer sua parte:

  •  Evite o acúmulo de água;
  • Coloque tela nas janelas;
  • Coloque areia nos vasos de plantas;
  • Seja consciente com seu lixo;
  • Use inseticidas e larvicidas;
  • Use de repelente.