O número de casos confirmados diariamente do novo Coronavírus voltou a subir em Potim na análise da média móvel em um período de 14 dias (aumento de 13,04%). A cidade tinha uma queda média de 37,74% na última análise.
Mesmo com a alta, os dados emitidos pela Secretária de Saúde de Potim e analisados pelo Diário de Potim indicam que a cidade passa por um momento de possível estabilidade na propagação do novo Coronavírus, tendo-se em vista variações de até 15%, para mais ou para menos. O número de casos suspeitos também voltou a subir (aumento de 15,68% em 14 dias), indicando uma tendência de alta.
Os indicadores da média móvel permitem mostrar se o novo Coronavírus está aumentando, diminuindo ou estável.
Para isso, adotam os seguintes critérios:
Média móvel: média de casos ou mortes dos últimos 7 dias
Variação: mudança da média móvel nos últimos 14 dias
Estabilidade: variações de até 15%, para mais ou para menos
MÉDIA MÓVEL: Para calcular a média móvel, basta somar o número de casos ou mortes do dia com o dos 6 dias anteriores.
Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Por exemplo, a média móvel do dia 14 será comparada com a média móvel do dia 1º.
Se este percentual for de até 15%, é considerado estável. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Se for mais de 15% negativos, está em queda.
Trazemos também a análise da média móvel por bairros. Para uma melhor análise, os dados são expressos para um período de 14 dias e também para um período menor (7 dias). Para a análise de 7 dias é perceptível a melhora dos índices em alguns bairros, indicando possibilidade de estabilidade nas próximas semanas para o período médio de encubação do vírus (14 dias).
Dados exagerados (acima de 100%) podem ser obtidos devido ao baixo número de infectados ou suspeitos. Por exemplo, em um bairro com apenas um caso confirmado ou suspeito, o acréscimo de mais 1 caso corresponderia a um aumento de 100%. Por isso, podem ser desconsiderados para uma análise mais superficial.
São importantes as medidas de prevenção para que os possíveis casos reais entre os suspeitos não se propaguem e resultem em um novo surto no número de casos confirmados. Por isso, se puder fique em casa. Caso seja necessário sair, tome os devidos cuidados.