Comprometidos em anunciar o amor de Deus Pai a todos os homens e mulheres, a Congregação do Santíssimo Redentor inaugurou nesta quarta-feira (15) mais um Centro de Assistência Social (CAS) em Potim, interior de São Paulo.
A inauguração contou com a presença do superior provincial, padre Luis Rodrigues Batista, do reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, do bispo emérito de Coari (AM), Dom Joércio Gonçalves Pereira, do diretor geral da Rede Aparecida, padre César Moreira, do diretor administrativo da TV Aparecida, padre Mauro Vilela, do diretor da Rádio Aparecida, padre Wiliam Betônio, do presidente do Conselho Administrativo da Provínvia Redentorista de São Paulo, padre Elias Guimarae e diversos Missionários Redentoristas, autoridades e demais convidados.
O Centro de Assistência Social São Geraldo de Potim que atende desde 2007 crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social e de risco, começa agora um novo tempo, com novas instalações e salas mais amplas e estruturadas para proporcionar um melhor atendimento de todos os assistidos pelos três projetos do centro.
No CAS São Geraldo cerca de 100 crianças e jovens e 66 famílias são atendidos pelos projetos: Semear, SOS Família II e Inclusão Digital.
O CAS está sob a direção do Missionário Redentorista, Irmão Mário André de Oliveira, a coordenação da senhora Maria Rodrigues dos Santos Castro e conta com uma equipe multiprofissional de 18 integrantes.
O centro tem como principal objetivo contribuir na formação integral, tendo a família como corresponsável nesse processo educativo, proporcionando-lhe ferramentas, motivações e interesse para construção de um projeto de vida conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Segundo a assistente social do CAS, Roselene Passos Fernandes, os atendimentos das crianças e adolescentes são realizados no contraturno ao horário escolar, isto é, durante o período que a criança e o adolescente não estão em aula.
Para o diretor do centro, Irmão Mário André, os projetos tem a expectativa de atender de 300 a 400 pessoas por dia futuramente.
“A expectativa é atender o máximo de pessoas, crianças, adolescentes, jovens e famílias. O desejo nosso é chegar a atender 300 a 400 pessoas por dia”, declara o diretor.
O superior provincial dos redentoristas, padre Luis Rodrigues Batista, disse em nota que “o que temos realizado nos últimos tempos, na Província Redentorista de São Paulo, através do CAS (Centro de Assistência Social) em vários municípios, principalmente em regiões pobres, corresponde à obrigação legal diante dos órgãos públicos e tem a ver com o Carisma da nossa Congregação, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório”.
“Esperamos continuar comprometidos com essas ações, enquanto houver pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse compromisso nasce do Evangelho.", completa.
Conheça os três projetos do CAS:
1. Projeto Semear
São atendidas 100 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, em período alternado ao escolar, prioritariamente aquelas em situação de vulnerabilidade social e de risco. As ações são desenvolvidas com enfoque socioeducativo em espaço acolhedor, de diálogo e interação, criando situações de aprendizagem, aproveitando oportunidades que surjam a partir de necessidades significativas para a criança, o adolescente e a respectiva família.
Os educandos participam das seguintes oficinas: pedagógica, informática, teatro, dança, música, artesanato, capoeira, entre outras atividades recreativas e esportivas. Recebem atendimento psicossocial e refeições diárias.
2. Projeto de Inclusão Digital
O Projeto de Inclusão Digital tem como proposta orientar jovens, adultos e idosos, estendendo-se à comunidade em geral, com programas de inclusão digital, familiarizando-os com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia e possam se inserir no contexto da modernidade. Visa desenvolver a autoestima nesse processo de aquisição do conhecimento, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e a integração social e familiar.
O projeto atende três grupos distintos: jovens com idade entre 15 e 21 anos, adultos entre 22 e 60 anos e a partir dos 60 anos.
3. Projeto SOS Família II
Surgiu da necessidade de conhecer e entender a dinâmica familiar das crianças e adolescentes matriculados no Projeto São Geraldo. A partir desse diagnóstico foi possível traçar estratégias de atendimentos tendo como objetivo fortalecer os vínculos familiares por meio de ações de caráter preventivo.
Atualmente, são atendidas 45 famílias. Os beneficiários contam com os seguintes serviços de apoio: atendimento psicossocial; acompanhamento familiar, orientação e encaminhamentos; encontros socioeducativos mensais; vale alimentação no valor de noventa reais, entre outros serviços. As famílias têm a oportunidade ainda de participarem da oficina de artesanato e do Projeto de Inclusão Digital.
O CAS São Geraldo fica na rua Professor Lindolfo Gomes, 435, Chácara Tropical, Potim/SP. Telefone para contato: (12) 3112-2539.
Fonte: www.a12.com
O Diário de Potim - 16/08/2012