Ontem (27/04), durante todo o dia em Potim foi registrado um elevado número de pessoas transitando pela cidade. Além disso, grande parte não utilizavam máscaras de proteção e, provavelmente, sem nenhum motivo de extrema necessidade para sair de casa.
Ainda foi registrado crianças e adolescentes em aglomeração no "Raspadão", sendo que estes podem levar o vírus para pessoas do grupo de risco dentro de suas respectivas casas. Segundo o Ministério da Saúde, 94% das crianças com coronavírus têm sintomas leves (podem propagar o vírus sem ter qualquer sintoma).
O coronavírus pode trazer problemas ainda mais sérios para o Brasil, inclusive para as cidades do interior, onde o vírus ainda não chegou.
Considerando demanda por leitos, número de infectados e número de mortes em diversos cenários, fica claro que quedas no isolamento social no momento de maior inclinação da curva de contágio pode acarretar em colapso dos sistemas de saúde, inclusive na cidade de Potim e cidades vizinhas, que não contam com leitos e respiradores suficientes para atender uma alta demanda.
Segundo a prefeitura, condições e movimentações em toda a cidade estão sendo analisadas diariamente, e se necessário, novas medidas mais rígidas podem ser adotadas em uma atualização do atual decreto expedido no dia 14 de abril de 2020.