segunda-feira, 23 de março de 2020

Aparecida-SP fecha suas fronteiras

    O Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus de Aparecida discutiu novas medidas, a fim de bloquear a entrada do vírus na cidade. A reunião que foi baseada no decreto Estadual, que será publicado em Diário Oficial do Estado na segunda-feira (23), contou com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal.
    Em decisão recente do Tribunal de Justiça de São Paulo, as fronteiras passam a conter um controle de passagem de pessoas, onde somente trabalhadores dos serviços essenciais (mercados, lojas de conveniência instaladas em posto de combustível, agência bancária, lotérica e postos de combustíveis) e casos excepcionais poderão atravessar as fronteiras.
    Em nova reunião agora pela tarde, será discutido se a medida será mantida ou descartada provisoriamente.
    A medida contraria, a Medida Provisória 926/2020, assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro, que determina que qualquer restrição excepcional e temporária a locomoção interestadual e intermunicipal e entrada e saída do país, por rodovias, portos ou aeroportos, seja recomendada e fundamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


sábado, 14 de março de 2020

Santuário Nacional de Aparecida pode fechar para quarentena

  Atualização: Após publicação da notícia, o Santuário de Aparecida se pronunciou por nota que pode ser visualizada abaixo da notícia.

   Após o crescente número de casos suspeitos e confirmados no Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida, um dos mais movimentados centros religiosos do mundo, tem estudado a possibilidade de fechar sua visitação por um período indeterminado. Além disso, lojas e a feira livre também poderiam sofrer com o baixo número de visitantes, forçando aderimento a quarentena.
    A medida pode ser tomada após orientações do Ministério da Saúde e do governo do estado de São Paulo para combater o avanço do vírus, que ontem resultou na suspensão das aulas e de eventos com mais de 500 pessoas em todo o estado.
   Sem nenhuma confirmação oficial, a cidade de Aparecida já teve um público bem reduzido neste sábado (14/03), onde muitas pessoas que viriam para a Romaria do Terço das Mulheres desistiram em função do medo que tem tomado todo o país.
   Em Cachoeira Paulista (SP), a Canção Nova se pronunciou oficialmente ontem (13/03) e suspendeu a realização de todos os eventos previstos por tempo indeterminado.

Imagem A12 - editada


Com alto risco de propagação do Covid-19, Santuário de Aparecida mantém romaria com mais de 100 mil fiéis

    Com a transmissão do corona vírus acontecendo de modo sustentado, que já não depende mais de casos importados, Santuário de Aparecida mantém programação da Romaria do Terço das Mulheres. Algumas medidas de prevenção serão tomadas pela administração do evento, que pretende evitar contato para orações e alertar os devotos sobre a transmissão do vírus. Uma das principais formas de prevenção é evitar aglomerações. Além disso, medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar contato pessoal, reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, número de casos do coronavírus podem dobrar a cada três dias.
    Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Foto: A12.com

GRANDES EVENTOS

Eventos de massa podem ter sérias consequências para a saúde pública se não forem planejados e gerenciadas com cuidado. O Ministério da Saúde recomenda o cancelamento ou adiamento de grandes eventos, se houver tempo hábil. Se não for possível, recomenda-se que o evento seja realizado sem público. É recomendada a transmissão virtual do evento. Os planejadores de eventos precisam considerar o surto de COVID-19 em seu planejamento de eventos e estar cientes das medidas de controle para uma pandemia.