terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Poder legislativo negligente

Um fato que vem intrigando os moradores de Potim é a negligência por parte dos vereadores. Esses que tem o poder e o dever de zelar pelo bem municipal, já que foram exclusivamente definidos para exercerem essa função.

VEREADOR vem de “verea”, originário do grego antigo, significando vereda, caminho. Vereador seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos.

Os Vereadores têm quatro funções principais:

Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.

Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.

Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada as atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual(poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).

Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Agora, moradores tem observado essa postura por parte dos atuais vereadores municipais? A resposta é clara e objetiva: NÃO!
 É muito difícil, ou até mesmo impossível, moradores perceberem o que os ditos-cujos tem feito para contribuir para o desenvolvimento da cidade de Potim. Antes fossem aprovados projetos absurdos como "O Dia do Mineiro". É... é lamentável. Os cidadãos potinenses já estiveram em dias melhores.


O Diário de Potim - 06/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário