quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pavimentação no bairro Morada dos Marques

Está sendo realizada em Potim a pavimentação do bairro Moradas dos Marques, veja fotos:



O Diário de Potim - 30/08/2012

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Centro de Assistência Social Redentorista é inaugurado em Potim

Comprometidos em anunciar o amor de Deus Pai a todos os homens e mulheres, a Congregação do Santíssimo Redentor inaugurou nesta quarta-feira (15) mais um Centro de Assistência Social (CAS) em Potim, interior de São Paulo.

A inauguração contou com a presença do superior provincial, padre Luis Rodrigues Batista, do reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, do bispo emérito de Coari (AM), Dom Joércio Gonçalves Pereira, do diretor geral da Rede Aparecida, padre César Moreira, do diretor administrativo da TV Aparecida, padre Mauro Vilela, do diretor da Rádio Aparecida, padre Wiliam Betônio, do presidente do Conselho Administrativo da Provínvia Redentorista de São Paulo, padre Elias Guimarae e diversos Missionários Redentoristas, autoridades e demais convidados. 

O Centro de Assistência Social São Geraldo de Potim que atende desde 2007 crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social e de risco, começa agora um novo tempo, com novas instalações e salas mais amplas e estruturadas para proporcionar um melhor atendimento de todos os assistidos pelos três projetos do centro. 

No CAS São Geraldo cerca de 100 crianças e jovens e 66 famílias são atendidos pelos projetos: Semear, SOS Família II e Inclusão Digital.

O CAS está sob a direção do Missionário Redentorista, Irmão Mário André de Oliveira, a coordenação da senhora Maria Rodrigues dos Santos Castro e conta com uma equipe multiprofissional de 18 integrantes.

O centro tem como principal objetivo contribuir na formação integral, tendo a família como corresponsável nesse processo educativo, proporcionando-lhe ferramentas, motivações e interesse para construção de um projeto de vida conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo a assistente social do CAS, Roselene Passos Fernandes, os atendimentos das crianças e adolescentes são realizados no contraturno ao horário escolar, isto é, durante o período que a criança e o adolescente não estão em aula. 

Para o diretor do centro, Irmão Mário André, os projetos tem a expectativa de atender de 300 a 400 pessoas por dia futuramente. 

“A expectativa é atender o máximo de pessoas, crianças, adolescentes, jovens e famílias. O desejo nosso é chegar a atender 300 a 400 pessoas por dia”, declara o diretor.

O superior provincial dos redentoristas, padre Luis Rodrigues Batista, disse em nota que “o que temos realizado nos últimos tempos, na Província Redentorista de São Paulo, através do CAS (Centro de Assistência Social) em vários municípios, principalmente em regiões pobres, corresponde à obrigação legal diante dos órgãos públicos e tem a ver com o Carisma da nossa Congregação, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório”.

“Esperamos continuar comprometidos com essas ações, enquanto houver pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse compromisso nasce do Evangelho.", completa. 


Conheça os três projetos do CAS:


1. Projeto Semear

São atendidas 100 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, em período alternado ao escolar, prioritariamente aquelas em situação de vulnerabilidade social e de risco. As ações são desenvolvidas com enfoque socioeducativo em espaço acolhedor, de diálogo e interação, criando situações de aprendizagem, aproveitando oportunidades que surjam a partir de necessidades significativas para a criança, o adolescente e a respectiva família.

Os educandos participam das seguintes oficinas: pedagógica, informática, teatro, dança, música, artesanato, capoeira, entre outras atividades recreativas e esportivas. Recebem atendimento psicossocial e refeições diárias. 

2. Projeto de Inclusão Digital

O Projeto de Inclusão Digital tem como proposta orientar jovens, adultos e idosos, estendendo-se à comunidade em geral, com programas de inclusão digital, familiarizando-os com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia e possam se inserir no contexto da modernidade. Visa desenvolver a autoestima nesse processo de aquisição do conhecimento, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e a integração social e familiar.

O projeto atende três grupos distintos: jovens com idade entre 15 e 21 anos, adultos entre 22 e 60 anos e a partir dos 60 anos.


3. Projeto SOS Família II

Surgiu da necessidade de conhecer e entender a dinâmica familiar das crianças e adolescentes matriculados no Projeto São Geraldo. A partir desse diagnóstico foi possível traçar estratégias de atendimentos tendo como objetivo fortalecer os vínculos familiares por meio de ações de caráter preventivo.

Atualmente, são atendidas 45 famílias. Os beneficiários contam com os seguintes serviços de apoio: atendimento psicossocial; acompanhamento familiar, orientação e encaminhamentos; encontros socioeducativos mensais; vale alimentação no valor de noventa reais, entre outros serviços. As famílias têm a oportunidade ainda de participarem da oficina de artesanato e do Projeto de Inclusão Digital.









O CAS São Geraldo fica na rua Professor Lindolfo Gomes, 435, Chácara Tropical, Potim/SP. Telefone para contato: (12) 3112-2539.


Fonte: www.a12.com

O Diário de Potim - 16/08/2012

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Campanha Nacional de Multivacinação será realizada em Potim

A Secretaria de Saúde realizará de 18 a 24 de agosto nos PSFs, Unidade Básica de Saúde, PACS e Postos Volantes, a Campanha Nacional de Multivacinação.

Os pais devem levar os filhos menores de 05 anos de idade para atualização das carteirinhas de vacinação. 

Segue os endereços dos Postos:

- Unidade Básica de Saúde – Praça Josino Ribeiro da Silva, Centro.
- PSF A- Rua José Camilo de Abreu, Frei Galvão.
- PSF B – Rua Washington Luiz, 26, Chácara Tropical.
- PSF C – Rua Benedito Sebe, 284. Cidade Nova.
- PSF C – Rua São João, 31. Vista Alegre.
- PACS – PE. Padre Firmino Dias Xavier, Centro.
- Núcleo Miguel Vieira - Rua Primavera, bairro Miguel Vieira.
- Postos volantes na zona rural.



O Diário de Potim - 15/08/2012




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Frente de Trabalho em Potim

Mais 21 municípios paulistas foram contemplados com o programa de qualificação Frente de Trabalho, iniciativa da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), desenvolvido em parceria com as prefeituras paulistas.
Em Potim um grande número de pessoas estão se beneficiando com o programa. Os beneficiados são pessoas desempregadas a, no mínimo, um ano. Durante o curso de nove meses, os participantes recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, além de seguro para acidentes pessoais e crédito de R$ 86 para gasto com alimentação. Os cursos são definidos de acordo com a demanda de cada município e, ao longo da capacitação, os participantes prestam serviços à prefeitura durante quatro dias por semana.
Para se candidatar, é necessário ser maior de 17 anos, estar desempregado há pelo menos um ano, residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos, não ter familiar participante do programa e não receber qualquer benefício social equivalente. A Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho tornará pública a abertura das inscrições, mediante publicação.

 O Diário de Potim - 14/08/2012

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Índice de criminalidade cai em Potim

Após a realização da operação conjunta de policiais civis e militares nas cidades de Guaratinguetá, Lorena e Potim, que resultou na prisão de 14 pessoas e apreensão de quatro armas de fogo, dezenas de munições, dois coletes balísticos, veículos, maconha, computadores e celulares, o índice de criminalidade no município vem diminuindo gradativamente.
Potim estava passando por uma situação assustadora, a qual ocasionou a morte de vários indivíduos (na maioria jovens) envolvidos com o tráfico de drogas na cidade.
Com um maior investimento na educação, proporcionando aos jovens projetos sociais e culturais, certamente estaremos em um processo evolutivo agradável.
Para um controle da segurança na cidade também é necessário a ação policial constantemente ativa e que realmente traga resultados satisfatórios e eficazes para todos os cidadãos.

O Diário de Potim - 10/08/2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Complemento da Campanha do Agasalho em Potim

A Promoção e Fundo Social de Potim recebeu de Maria Lúcia Alckmin presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, um complemento da Campanha do Agasalho.
Foram doados 30 caixas de roupas usadas, 200 cobertores novos, 3 caixas de kits diversos, 10 caixas de roupas diversas e 2 pacotes de avelã sem casca.
“Estou muito agradecida pela ajuda da primeira dama do estado e satisfeita com a quantidade de produtos recebidos para nossa cidade” ressaltou a Diretora da Promoção e Fundo Social, Zenilda Gomes.

Os interessados devem comparecer a promoção social e fazer o cadastro.

O Diário de Potim - 09/08/2012

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Centro Atendimento a Criança Especial de Potim

Foi inaugurado no dia 07 de agosto, o Centro de Atendimento a Criança Especial de Potim, CACESP, que atenderá as crianças com necessidades especiais do município. O Centro é uma parceria dos departamentos de Saúde, Educação e Promoção Social.
Segundo a Diretora de Saúde, Vera Lúcia Aparecida N. Santos, o CACESP funcionará em 2 períodos: manhã e tarde, atendendo no total 100 crianças. “No local haverá psicólogos, professores, tudo para ajudar no desenvolvimento do usuário”, ressaltou.

O Centro está com matrículas abertas.Os pais interessados em inscrever os filhos devem comparecer a Praça Francisco de Assis Galvão, nº 36, no Centro. Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3112-9222.

O Diário de Potim - 08/08/2012

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Oportunidades de emprego em Potim

O Pat oferece as seguintes vagas: Ajudante de padeiro, Ajudante de reciclagem (03 vagas), Ajudante de enfardamentos (03 vagas), Bordadeira (10 vagas), Balconista de lanchonete, Cabeleireiro, Costureira em Geral, Garçom de bar (03 vagas), Servente de pedreiro, Supervisor comercial, Vendedor de serviços (05 vagas), Vendedor ambulante (02 vagas), Vidraceiro colocador de vidros (02 vagas), Técnico mecânico (estagiário) e Operador de Telemarketing (04 vagas).

O Posto de Atendimento, inaugurado em janeiro deste ano, já empregou mais de 70 pessoas. Para fazer o cadastro, a pessoa deve comparecer ao Pat, que é localizado a Rua Pedro Andrini, 71, no centro, portando documento de identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS.

O atendimento do Posto é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informação entrar em contato pelo telefone 3112-3200 ou 3112-3133.

 O Diário de Potim - 07/08/2012

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Saúde

Já escrevemos diversos posts aqui no blog com relação ao péssimo estado da saúde pública em Potim.
A situação crítica da saúde na cidade vem alcançado índices cada vez mais assustadores e decadentes. Habitualmente, por falta de médicos, um cidadão que se dirige até o Posto de Saúde em busca de atendimento, acaba retornando para sua casa sem o atendimento de um profissional da área. A superlotação de funcionários também é impressionante, sendo talvez até maior do que o número de pacientes do Posto Médico.
Talvez, uma política desestabilizada, incoerente e desrespeitosa a sociedade ainda seja uma das principais razões pelas quais a saúde continue neste estado tão vergonhoso.



O Diário de Potim - 06/08/2012


sábado, 4 de agosto de 2012

MP obtém liminar de bloqueio de bens do prefeito e do vice de Potim

O Ministério Público obteve da Justiça liminar em ação civil pública movida pela Promotoria do Patrimônio Público e Social de Aparecida determinando a indisponibilidade dos bens do prefeito, do vice-prefeito e de um servidor público de Potim, município do Vale do Paraíba, por improbidade administrativa.
De acordo com a ação proposta pelo Promotor de Justiça Alexandre Affonso Castilho, no último dia 11, a Comissão Parlamentar Especial de Inquérito instaurada pela Câmara Municipal de Potim e o Tribunal de Contas do Estado no julgamento resultante de representação do Ministério Público constataram irregularidades na destinação (alienação e doação) de animais apreendidos, depositados e mantidos sob a guarda da Prefeitura Municipal de Potim, bem como inobservância de convênios firmados com o consórcio Nova Dutra, DER, EEAER, Prefeitura Municipal de Aparecida, Prefeitura Municipal de Guaratinguetá e Superintendência da Polícia Rodoviária Federal.
As apurações demonstraram a falta de critérios e transparência nas ações promovedoras das alienações; inobservância à Lei Municipal nº 337/00 na destinação dos animais apreendidos; ausência de registros de supostos pagamentos feitos pelos donatários; além de descumprimento às disposições da Lei de Licitações e do art. 56 da Lei nº 4.320/64, pela não contabilização de receita junto ao Caixa Municipal.
A Juíza da 1ª Vara de Aparecida, Cindy Covre, deferiu, na última quarta-feira (25), o pedido de liminar feito pelo MP e tornou indisponíveis, até o valor mínimo de R$ 30 mil, os bens do Prefeito de Potim, Benito Carlos Thomaz, do Vice-prefeito, Edno Felix Pinto, e do servidor público municipal, Francisco Alípio de Carvalho, todos envolvidos nas ilegalidades.
A indisponibilidade dos bens abrange imóveis, móveis e investimentos financeiros e visa garantir futuro ressarcimento aos cofres públicos, conforme pedido do MP, no caso de ser a ação julgada procedente.







Fonte: Ministério Público do Estado de São Paulo (http://www.mp.sp.gov.br)

Link da Notícia




O Diário de Potim - 04/08/2012

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Faça a escolha certa


As eleições estão aí, nesta época sabe-se lá de onde aparece inúmeros candidatos prometendo absurdos na esperança de serem eleitos, outros mais SAFADOS simplesmente compram os votos (o que diga-se de passagem é crime eleitoral), mas vamos ao que interessa você sabe o que faz o vereador, quais são as suas atribuições e até onde vai seu poder.
Segundo a lei, o vereador tem apenas duas funções, são elas: Fiscalizar o executivo avaliando se existe irregularidades na administração, como desvio de verbas ou mau uso desta podendo até afastar prefeito ou vice e propor leis municipais, ou seja, leis sobre os temas de interesse da cidade definição de gastos e tributos, emendas à lei orgânica.
Por isso procure conhecer a história do candidato: o que ele faz, o que já fez, como se relaciona com a comunidade, se ele é uma pessoa idônea, sem problemas com a Justiça, se conhece bem a cidade e seus problemas. Preste atenção nas propostas do candidato, muitos não conhecem a função de um vereador e propõem fazer o que não podem, por ser papel do Executivo, como abrir novas ruas na cidade e asfaltar as já existentes. Veja se as propostas para solucionar os problemas da cidade são sérias e podem obter bom resultado, se o candidato já for vereador, procure saber o que ele fez durante o seu mandato, se fiscalizou o Executivo, apresentou propostas que beneficiaram a cidade, cumpriu os seus compromissos de campanha.
Analise a vida partidária do candidato, se ele é fiel a um partido ou se costuma a mudar muito de legenda.

Fonte: Gazeta de Potim (http://gazetadepotim.blogspot.com.br/)

O Diário de Potim - 03/08/2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O poder é seu e a escolha é sua

Estamos novamente em ano eleitoral. Para muitos, eleger prefeito e vereadores é enfadonho. Para outros é nova esperança, é alternância de poder, é democracia, é cidadania.
Mas devemos exercer esse gesto cívico com responsabilidade tanto para o cargo majoritário quanto para os proporcionais. Podemos não conhecer pessoas capacitadas e que realmente farão a diferença para o município. Por isso devemos observar cuidadosamente os candidatos um a um e realizar uma escolha sábia e consciente para um futuro de qualidade de nossa cidadania. Afinal, para cada ação há sempre uma reação, seja ela de bom agrado ou não.



O Diário de Potim - 02/08/2012


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Festa do Senhor Bom Jesus de Potim

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Potim está realizando a festa em louvor ao padroeiro que oferece aos participantes do evento diversos pontos de entretenimento. Todas as noites estão sendo realizadas quermesses com barracas de comidas, bingos, shows, etc. Esta é uma das festas mais tradicionais do município que ocorre anualmente no mês de agosto.  


O Diário de Potim - 01/08/2012