Recentemente em Potim, a Secretaria de Saúde juntamente com os PSF’s, Vigilância Epidemiológica e Equipe de Controle de Vetores está intensificando as ações de conscientização e de combate a dengue no município. As equipes estão entregando panfletos com orientações de como acabar com o mosquito Aedes Aegypti aos moradores que também realizam limpeza nos terrenos baldios.
Sem dúvidas a conscientização da população é um ponto essencial e indispensável para a prevenção da dengue, mas que nem sempre é eficaz. Apesar de terem consciência e conhecimento dos transtornos gerados por esse pequeno inseto, moradores simplesmente ignoram algo que no futuro afetará toda a cidade e a eles próprios. Medidas que realmente tragam resultados devem ser tomadas, como por exemplo a aplicação de multas como uma maneira de conscientizar, penalizar, e evitar a reincidência daqueles proprietários que não cuidam adequadamente de seus imóveis. Ou ainda a aplicação de um “bônus” como desconto no IPTU, para o cidadão que cuide de seu imóvel para o bem estar social da comunidade. De qualquer forma, toda a população deve se envolver no combate a dengue antes que o problema se torne novamente uma epidemia, afinal, se cada cidadão cuidar de suas áreas, com certeza não enfrentaremos uma situação vergonhosa para uma sociedade.
No último sábado as equipes percorreram os bairros Jardim Alvorada e Chácara Tropical. No dia 26, os trabalhos serão feitos nos bairros Vila São Pedro e João Nogueira; Dia 02 de fevereiro, será a vez do Centro e Morada dos Marques; Já no dia 09, as ações irão ocorrer no Cidade Nova e Frei Galvão; Nos bairros Vila Olívia e CDHU, será no dia 16; e para finalizar dia 23, na Vista Alegre e Miguel Vieira.
O Diário de Potim - 22/01/2013