segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O mísero salário dos Servidores Municipais de Potim.

Um novo jornalista para ajudar-nos a levar maior e melhor informação até você leitor. Leia seu primeiro texto aqui no Blog:

Sem sombra de dúvidas que uns dos assuntos principais deste ano na cidade é o concurso público municipal, cujas inscrições já estão abertas. Mas ao dar uma breve lida na relação de cargos ofertados me deparei com uma ingrata surpresa: o piso salarial municipal. 
É certo que o salário mínimo é compatível em alguns cargos, pelo nível de escolaridade e de dificuldade do exame de admissão e da própria natureza do cargo. Mas reparei que o salário mínimo é a gratificação de todos os cargos que exigem do candidato no máximo o ensino médio, e em alguns o ensino técnico. Isso não é tudo. Conforme o cargo, o candidato tem que desembolsar quantias diferentes, níveis de dificuldade de conhecimento diferentes, exames diferentes para no final das contas receber o mesmo salário mínimo de 540,00. Por exemplo: um pedreiro com toda sua experiência e responsabilidade, vai ganhar a mesma coisa que um servente. Outro exemplo é um técnico de enfermagem além de gastar mais dinheiro e tempo em seus estudos, irá realizar um exame de admissão mais difícil para no final ganhar o mesmo que um faxineiro, não desmerecendo o faxineiro, que, aliás, também deveria ganhar mais ou pelo menos uma cesta básica. 
Agora, caros leitores, fica a pergunta: Por que a Prefeitura Municipal de Potim vai pagar salário mínimo para quase todos os cargos? Por que não há diferenciação? 
Estimados leitores. A resposta é óbvia se for perguntado ao prefeito municipal. Ele irá dizer que não pode fazer nada e com razão. Por quê? Porque no município não há leis que regem o salário dos servidores públicos. Que estabeleçam o mínimo e o máximo que cada cargo deve pagar.
Então temos que perguntar a outras pessoas, para ser exato, nove pessoas seriam capazes de resolver esta situação. Mas por que não resolveram antes? Nove mentes diferentes não conseguiram enxergar e raciocinar uma solução para este problema? 
Ao invés de discutir sobre limpeza de "terreninhos baldios", nomes de ruas, por que  não surgem projetos de leis para beneficiar de imediato a população potinense? 
É meus caríssimos leitores, cheguei a conclusão de que a culpa é toda nossa. Nós somos os responsáveis diretos pela nossa decadência municipal. Que nas próximas eleições nos lembremos de nossos erros e não os tornemos a cometer.

O Diário de Potim - 31/01/2011


sábado, 29 de janeiro de 2011

Potim oferece salário injusto para alguns serviços públicos

Já foram abertas as inscrições para o concurso público municipal. São extremamente grandes os números de vagas oferecidas pela prefeitura. Mas existe um pequeno problema, dependendo do ponto de vista de cada pessoa que o visualiza ou interpreta esse problema. O problema é o seguinte: Cada pessoa deveria receber um salário justo por aquilo a que é submetido, o que vejo que não acontece em Potim. Como pode uma pessoa que é submetida ao trabalho braçal no município, ganhar o mesmo salário de um pedreiro, que no caso se esforça muito mais.
Isso acontece novamente por falta de compromisso dos vereadores da cidade, que poderiam pedir recursos para que o salário do funcionário público tive um aumento e assim ele receber o valor justo e digno pelo seu trabalho exercido na cidade. Por isso você leitor e munícipe deve ficar atento sobre todos os tipos de vantagens e desvantagens que você terá com aquilo que você está fazendo, pois depois você terá arcar com as consequências obtidas por aquilo que você escolheu. Você tem o direito de lutar por seus direitos, por isso sempre que puder corra atrás do que você tem direito.


O Diário de Potim - 29/01/2011

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Educação na cidade

Já fizemos uma postagem nos referindo aos investimentos da cidade, mas dedicamos está postagem exclusivamente para a parte da educação no município. Conforme já haviamos dito a educação está cada vez   mais precária na cidade, pois não são tomadas medidas de maneira alguma para amenizar este caso. Na opinião da maioria dos munícipes essas medidas deveriam ser tomadas pelo secretário da educação (Sr. Romain). A educação é a base de tudo, pois tendo uma boa educação, sinceramente cremos que uma pessoa não necessite de mais nada para ter um bom caráter e uma boa formação profissional. Algumas escolas não disponibilizam uniformes para os estudantes usarem, o que já é um grande absurdo, isso ocorre porque como já mencionei o Senhor Secretario da Educação não “corre atrás” de verbas para que possam ser feitos uniformes para os estudantes da cidade. Por que com o uso de uniformes se torna mais fácil o Conselho Tutelar municipal encontrarem crianças que não compareceram á escola para ficar andando pelas ruas da cidade. É por esses e outros motivos que muitos munícipes declaram a educação na cidade um verdadeiro cúmulo do absurdo. Como já dissemos a educação é a base de tudo, por isso deveria ser uma prioridade no município, por que só assim teríamos pessoas com alto caráter e sinceridade, o que falta muito em algumas pessoas da cidade.

Romain - Secretário da Educação de Potim

Fotografia retirada em 2010.





O Diário de Potim - 28/01/2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Obras paradas na construção do Cemitério

Potim ainda não tem um cemitério própio, o cemitério estava sendo construído até o começo de 2008, mas infelizmente as obras estão paradas até hoje na cidade. O atual prefeito da cidade até agora não deu continuidade as obras do Cemitério Municipal. O programa CQC da Rede Bandeirantes De Televisão esteve no município para saber por que as obras estavam paradas e onde era enterrado quem morre na cidade. O prefeito respondeu que já teria pedido uma verba para a construção do cemitério, o que foi desmentido pelo programa de rede nacional; e as pessoas que morrem na cidade eram enterradas nos municípios vizinhos a cidade. Agora o que nos resta é esperar as medidas a serem tomadas pelo prefeito para que esse problema logo seja solucionado e as pessoas possam se confortar por saberem que terão um local onde serem enterrados quando morrerem. Por isso continuo dizendo que a culpa não é somente do prefeito, mas também dos vereadores que não se dão ao trabalho de lutarem pelos direitos dos cidadãos potinenses, por conta disso Potim está cada vez mais afastado do progresso.


O Diário de Potim - 27/01/2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prefeitura de Potim lança jornal referindo-se aos projetos realizados em 2010

Chegou ontem (25/01/11), o jornal informativo municipal para a maioria dos munícipes. O jornal referia-se aos projetos feitos pelo prefeito municipal no ano de 2010. No jornal continha 12 paginas, com os mais diversos trabalhos realizados pela prefeitura. Dou os parabéns ao município pelo projeto “Criação Artesanal” que incentiva crianças a fazerem projetos artesanais e assim as manterem longe da rua. Mas como sou justo com tudo, achei meio inconvincente a parte que fala sobre as pavimentações realizadas na cidade. Primeiro que algumas das ruas descritas no jornal não foram pavimentadas no ano de 2010 e sim no começo do ano de 2011. Com tanta pressa dos trabalhadores ao fazer as pavimentações do município, que pela fotografia da para se perceber que não foram bem feita algumas ruas da cidade,  tanto é que alguns trabalhadores tiveram de comparecer ao local novamente para fazer manutenções em alguns blocos que estavam “ocos”. Também foram asfaltadas ruas com pouca quantidade de trafego de carros e que correm o risco de ocorrer enchentes ocasionadas por grande acumulo de chuvas, e já algumas ruas que não corre o menor risco de sofrer enchentes puseram blocos de concreto (bloco/paralelepípedo). Nas fotos retiradas pela propia prefeitura e que está no jornal é possível perceber o que havia escrito ontem, carros abandonados em cima de calçadas, carros na contramão, entulhos nas calçadas. Sinceramente creio que Potim está cada fez ficando mais lamentável, não só por desatenção do prefeito mas também por falta de leis que poderiam ser criadas pelos vereadores da cidade, mas que infelizmente não movem um dedo para fazer qualquer projeto de lei que possa ajudar a cidade e aos munícipes que nela vivem.

Estas são algumas fotos que estavam em destaque no jornal, observe a irregularidade na fiscalização:



O Diário de Potim - 26/01/2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fiscalização na Cidade

Esta cada vez mais difícil andar pelas calçadas da cidade. Isso acontece pelo fato do excesso de comerciantes na cidade, o qual se sente livre para por mesas, churrasqueiras, placas, etc... Bem em cima das calçadas da cidade. Até onde eu sei a calçada é um meio de passagem para pedestres. Foi feita uma Sessão de Câmara para a resolução do problema, mas o Ilustre Prefeito Benito, relatou que um dia também foi comerciante, por isso não tomou nenhuma atitude sobre o assunto até agora. Agora fico me perguntando. Simplesmente pelo fato do Prefeito um dia ter sido comerciante, a população é obrigada a correr o risco de ser atropelada ao sair na rua para desviar de objetos postos também por comerciantes? Em minha opinião e na de muitos munícipes, a decisão do prefeito não foi pensando na maioria da população, mas sim pensando na minoria de comerciantes espalhados pela cidade, o qual não é um número tão pequeno. Não são só objetos de pequeno porte que são postos no meio da calçada, mas incrivelmente Ônibus e caminhões na contramão. Por isso digo e repito: Potim não tem fiscalização necessária para o município, a cidade precisa de mais fiscalização, e com o dinheiro que receberão pela a fiscalização correta (o que seria uma quantidade imensa), poderão estar investindo na educação, na saúde e em diversos outros lugares  para que Potim cresça cada dia mais e mais. Veja abaixo algumas fotos tiradas em algumas horas de um único dia na cidade sobre o assunto relatado acima:

(Clique na imagem para amplia-la)

(Clique na imagem para amplia-la)


(Clique na imagem para amplia-la)

(Clique na imagem para amplia-la)

(Clique na imagem para amplia-la)

(Clique na imagem para amplia-la)

(Clique na imagem para amplia-la)

(Clique na imagem para amplia-la)

O Diário de Potim - 25/01/2011


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Investimentos na Cidade

Potim não tem tido grandes investimentos ultimamente, seria por conta da falta de verbas para a cidade? A saúde por exemplo está um verdadeiro absurdo; faltam medicamentos, alguns atrasos na entrega de medicamentos necessários para pessoas com doenças crônicas, alguns funcionários incapacitados para a área. A educação também está um verdadeiro caos, com alto índice de alunos indisciplinados, alguns professores também incapacitados e principalmente algumas ruas as beiras das escolas em estados lamentáveis. Estava analisando alguns investimentos desnecessários para a cidade como: A pintura de prédios da prefeitura a cada mandato de um novo prefeito. O qual deveria ser estabelecido uma única cor para o município, e esse dinheiro que seria gasto com a nova pintura do prédio ser investido em realmente o que traria rendimentos para o município.

Potim é uma cidade muito pequena, se bem administrada traria bons rendimentos e uma boa cidadania para todos os municpes, e aí sim teríamos um grande progresso para com a cidade.


O Diário de Potim - 24/01/2011

sábado, 22 de janeiro de 2011

Defesa Civil de Potim realiza trabalho contra enchente?

Ontem, navegando pela internet, encontrei a seguinte notícia no site da Prefeitura Municipal:



O pequeno texto em destaque é o seguinte:

"Desde o início da atual administração, a Defesa Civil de Potim prepara a cidade contra as enchentes ocasionadas pelas chuvas durante o verão. E devido a essa prevenção, não ocorreu nenhuma ocorrência grave até agora em Potim." 

Achei um grande absurdo por parte da assessoria de imprensa da cidade. Fica claro que não teve inundações no município, pois para que ocorresse as inundações na cidade seria necessário uma grande quantidade de chuva; o que não aconteceu. Por isso fica claro que é impossível ocorrer inundações com essas situações meteorológicas. “Ninguém é burro o bastante, para pensar que possa ocorrer enchentes sem um grande nível  de chuvas na cidade” destaco. Pelas fotos tiradas fica fácil se perceber que a Defesa Civil de Potim está em um estado deplorável. Já que  a Defesa Civil esta atuando no município desde o começo do atual governo, por que não existem uniformes específicos para a área? Agora o que nos resta e esperar pela chuva intensa, para que aí sim vejamos se os trabalhos da Defesa Civil Municipal estão dando resultados essenciais.

O Diário de Potim - 22/01/2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Potim lança edital para Concurso Publico Municipal

 A Prefeitura Municipal abrirá nesta segunda (24/01) as inscrições para o Concurso Publico Municipal que se dará por encerrada em uma sexta-feira (25/02). As inscrições só poderão ser feitas pela internet no site: www.grifon.com.br. A prefeitura municipal estará disponibilizando computadores na Divisão municipal de Administração de Potim que se encontra na Praça Miguel Corrêa dos Ouros, 101 - centro, Potim, estando funcionando das 13:00 às 16:00 horas. O Número de vagas é impressionante, apesar da diversidade a maioria dos cargos oferecidos tem o salário de R$ 540,00, o qual em minha opinião é um salário injusto para alguns cargos oferecidos na cidade. Este tal salário é considerado uma vergonha comparado a outras cidades do vale. O site oficial da cidade destaca a seguinte manchete: “O PREFEITO MUNICIPAL DE POTIM torna público que estarão abertas as inscrições do CONCURSO PUBLICO DE PROVAS E TÍTULOS para provimento de vagas para os candidatos aos cargos públicos sob o Regime CLT”.

Para ter acesso ao edital do concurso acesse o link abaixo:


Para tem acesso ao primeiro anexo publicado pela prefeitura acesse:


E fique ligado para mais informações sobre o Concurso Publico de Potim aqui no blog.

O Diário de Potim – 21/01/2010

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hoje - A inauguração

Hoje (20/01/11) será inaugurado o Jornal Eletrônico " O Diário de Potim" que irá manter informado pessoas diarimente com suas criticas, perguntas e respostas. A partir de hoje potim tem um novo jornal. Também na inauguração foi apresentada a logomarca do jornal que é a seguinte:


O logotipo também está destacado no cabeçalho do blog.

O Diário de Potim - 20/01/2011